pedronrito

Jan 072019
 

Gostava de ter acesso/access to your article,

Sylvia IV J.J. (2018) Code/Art Approaches to Data Visualization. In: levenberg ., Neilson T., Rheams D. (eds) Research Methods for the Digital Humanities. Palgrave Macmillan, Cham
https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-96713-4_12

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Jan 052019
 

“Design Thinking is a design methodology that provides a solution-based approach to solving problems. It’s extremely useful in tackling complex problems that are ill-defined or unknown, by understanding the human needs involved, by re-framing the problem in human-centric ways, by creating many ideas in brainstorming sessions, and by adopting a hands-on approach in prototyping and testing. Understanding these five stages of Design Thinking will empower anyone to apply the Design Thinking methods in order to solve complex problems that occur around us — in our companies, in our countries, and even on the scale of our planet.”

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Jan 052019
 

uma coleção de livros desenvolvidos por Comissão Especial de Informática na Educação no Brasil (CEIE-SBC)

Concepção da Pesquisa (Vol. 1)
Aspectos relacionados à concepção da pesquisa: filosofia e história da ciência, aspectos sobre metodologia de pesquisa, elaboração do projeto de pesquisa, escrita e apresentação da pesquisa.

Pesquisa Quantitativa (Vol. 2)
Métodos positivistas (e quantitativos) de pesquisa, tais como Experimento e Survey; também aborda as principais técnicas para coleta e produção de dados quantitativos: medição e testes, questionário, estatística inferencial, modelos de regressão etc.

Pesquisa Qualitativa (Vol. 3)
Métodos de pesquisa interpretativa, tais como Etnografia, Pesquisa-ação, Estudo de Caso; bem como as principais técnicas para produção de dados (entrevista, grupo focal, oficinas) e de interpretação (análise do discurso e de conteúdo,etc).

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Dec 132018
 

– – – CHALLENGES 2019, call for papers – – –

Vai realizar-se nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2019 na Universidade do Minho, a Challenges 2019 – XI Conferência Internacional de TIC na Educação, este ano tendo como temática central: “Desafios da Inteligência Artificial na Educação” e contando entre os oradores com Scott Bolland, Mathew Montebello, Benedict Du Boulay e Helder Coelho.

O programa inclui uma parte especialmente dedicada às práticas com TIC no ensino Pré-escolar, Básico e Secundário, contando com a intervenção de Marina Bers e Maria João Horta.

Está aberto o período de submissão de comunicações na modalidade de “full paper” e “short paper” até ao dia 2 de março de 2019.

As propostas podem inserir-se num dos três eixos da conferência:

(i)Tecnologias, aplicações e sistemas emergentes

(ii)Recursos, práticas, currículo e políticas

(iii)Ética, gestão, financiamento, investigação e avaliação.

Informações adicionais no website da Challenges 2019: https://www.nonio.uminho.pt/challenges/

Esperamos por si na Challenges’ 2019!

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Aug 182018
 

Artigos “livres” de serem consultados na área da educação e uso de computadores

https://www.sciencedirect.com/journal/computers-and-education

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Aug 182018
 

Lista de conferências em IHC,

  1. 3DUI – IEEE Symposium on 3D User Interfaces
    Catálogo de Publicações da Conferência: IEEE Digital Library
  2. ASSETS – International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  3. AVI – International Working Conference on Advanced Visual Interfaces
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  4. BCS-HCI – Conference of the British Computer Society Human Computer Interaction Specialist Group
    Catálogo de Publicações da Conferência: HCI Bibliography / SIGCHI
  5. CC – Creativity and Cognition Conference
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  6. CHI – Conference on Human Factors in Computing Systems
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  7. DIS – Designing Interative Systems Conference
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  8. EICS – Engineering Interactive Computing Systems
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
    A EICS hoje reúne várias outras conferências até então realizadas separadamente. Dentre elas, são relevantes para a área de IHC as seguintes:

    • EHCI – IFIP Working Conference on Engineering for Human-Computer Interaction
      Catálogo de Publicações da Conferência: DBLP
    • DSV IS – Design, Specification, and Verification of Interactive Systems
      Catálogo de Publicações da Conferência: DBLP
    • CADUI – Computer-Aided Design of User Interfaces
      Catálogo de Publicações da Conferência: DBLP
    • TAMODIA – Task Models and Diagrams for User Interface Design
      Catálogo de Publicações da Conferência: DBLP
  9. HCII – International Conference on Human-Computer Interaction
    Catálogo de Publicações da Conferência até 2005: HCI Bibliography / SIGCHI
    Catálogo de Publicações da Conferência de 2007 a 2009: Website da Série HCII
    Referências dos Anais da Edição de 2011: DBLP
  10. HRI – IEEE/ACM International Conference on Human Robot Interaction
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  11. ICMI – International Conference on Multimodal Interfaces
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  12. IDC – International Conference on Interaction Design and Children
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  13. IHC – Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais
    Catálogo de Publicações da Conferência de 2002 a 2004: BDBComp
    Catálogo de Publicações da Conferência de 2006 a 2010: ACM Digital Library
    Catálogo de Publicações da Conferência nos demais anos: consulte o catálogo do GT
  14. INTERACT – IFIP TC13 International Conference on Human-Computer Interaction
    Catálogo de Publicações da Conferência: DBLP
  15. ITS Interactive Tabletops and Surfaces
    Catálogo de Publicações da Conferência: HCI Bibliography / SIGCHI
  16. IUI – International Conference on Intelligent User Interfaces
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  17. MobileHCI – International Conference on Human-Computer Interaction with Mobile Devices and Services
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  18. NordiCHI – Nordic Conference on Human-computer interaction
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  19. OzCHI – Computer-Human Interaction of Australia
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  20. PDC – Participatory Design Conference
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  21. RO-MAN – IEEE International Symposium on Robot and Human Interactive Communication
    Catálogo de Publicações da Conferência: IEEE Digital Library
  22. SIGDOC – ACM International Conference on Design of Communication
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  23. TEI International Conference on Tangible, Embedded, and Embodied Interaction
    Catálogo de Publicação da Conferência: HCI Bibliography / SIGCHI
  24. UIST – ACM Symposium on User Interface Software and Technology
    Catálogo de Publicações da Conferência: ACM Digital Library
  25. UMAP – User Modeling, Adaptation, and Personalization
    Os organizadores comunicam que: “The biennial conference series User Modeling (UM, 1986-2007) and Adaptive Hypermedia and Adaptive Web-Based Systems (AH, 2000-2008) were merged in 2009 into the annual conference series User Modeling, Adaptation, and Personalization (UMAP).”
    Catálogo de Publicações da Conferência: DBLP
  26. VECIMS – IEEE International Conference on Virtual Environments Human-Computer Interfaces and Measurement Systems
    Catálogo de Publicações da Conferência: IEEE Digital Library
  27. VL/HCC – IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing
    Catálogo de Publicações da Conferência depois da fusão com a HCC: IEEE Digital Library
    Catálogo de Pubicações da Conferência da HCC antes da fusão: IEEE Digital Library

+infos(fonte): LINK

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Aug 182018
 

eu gostava de ter acesso/I would like to have access to your article..
Bases for Summative Evaluation of Educational Digital Games and Their Implications in School ScenarioLINK

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Nov 092017
 

O 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, no dia 5 de maio de 2018, sábado, volta a reunir em Coimbra investigadores, mestrandos e doutorandos, professores, psicólogos, profissionais de Ciências da Educação e demais interessados nestas temáticas. Este evento atrai participantes nacionais e estrangeiros que pretendem partilhar conhecimentos, investigação, práticas e debater questões importantes para uma integração sustentável de jogos educativos e dispositivos móveis na educação.

O Encontro inclui conferências e comunicações, bem como workshops para os participantes terem um momento “hands-on”. Participe!

+infos(oficial): LINK

+infos(grupo no FB): LINK

 

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Jul 202017
 

CHAMADA DE TRABALHOS
A conferência procura trabalhos originais, que se possam destacar como publicações de relevo na comunidade científica, De igual modo, espera-se uma participação conjunta da academia e indústria através da submissão de trabalhos de diferentes formatos (Full Paper, Short Paper, Poster, Demo, Apresentação).
Tópicos principais, mas não limitados a:

Arte, Estética e Design de Jogos Digitais
– Videojogos e transmedia (Cinema, Banda Desenhada, Artes Visuais, Música, Literatura, Publicidade)
– Narrativa, História e Personagens
– Concepção visual de espaços e personagens
– Animação e Efeitos Visuais
– Representação digital do Movimento
– Videojogos e Som
– Interface Design

Estudos de Jogos
– Ludologia
– Emoção e afetividade nos videojogos
– Estudos Sociais, Culturais e de Comunidades
– Modelos de Negócio e Exploração de Videojogos
– Género, Sexualidade e Videojogos
– Religião nos videojogos
– Videojogo como género emergente de Ficção Científica
– Ética e Videojogos
– Jogos de cartas e tabuleiro

Desenvolvimento de Jogos
– Jogos evolutivos: Geração procedural de conteúdos
– Programação e Videojogos
– Computação em Videojogos
– Prototipagem e Desenvolvimento de Videojogos
– Matemática, Física e AI
– Desenvolvimento para dispositivos móveis

Game-based Learning – Aprendizagem Baseada em Jogos​
Videojogos e Educação
– Gamilficação
Experiências com videojogos (comerciais ou sérios) no Ensino formal e Informal
A criação de videojogos pela Audiência/Aprendentes
– Jogos e Educação: uma perspectiva histórica​
– Videojogos e literacia(s)

Imersão e Presença em Videojogos
– Realidade Virtual, Aumentada
– Media imersivo e simulação
– Sensações hápticas: Experiência de Jogo e Entretenimento
– Interface tangível: Dispositivos para interacção de jogos
– Interface, Interacção, Ergonomia e Usabilidade

Datas importantes:
Submissão de artigos: 22 de Setembro
Decisão da aceitação: 15 de Outubro
Submissão de artigos revistos: 30 de Outubro
Conferência: 23 e 24 de Novembro

+infos(oficial): http://vj2017.ulusofona.pt/

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Jul 202017
 

Each of these topic areas is expanded below but the sub-topics list is not exhaustive. Papers may address one or more of the listed sub-topics, although authors should not feel limited by them. Unlisted but related sub-topics are also acceptable, provided they fit in one of the following main topic areas:

1. INFORMATION TECHNOLOGIES SUPPORTING LEARNING
2. ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN EDUCATION
3. LEARNING/TEACHING METHODOLOGIES AND ASSESSMENT
4. SOCIAL CONTEXT AND LEARNING ENVIRONMENTS
5. DOMAIN APPLICATIONS AND CASE STUDIES
6. UBIQUITOUS LEARNING

AREA 1: INFORMATION TECHNOLOGIES SUPPORTING LEARNING
Authoring Tools and Content Development
Synchronous and Asynchronous Learning
Educational Data Mining
Classroom Management
e-Learning Hardware and Software
e-Learning Platforms, Portals
Tools for Educational Communication and Collaboration
Intelligent Tutoring Systems
Learning Analytics
Virtual Learning Environments
Virtual Worlds

AREA 2: ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN EDUCATION
Adaptive Educational Systems
Intelligent Teacher Dashboards
Intelligent Modelling of Affect for Learning
Authoring Tools for Intelligent Tutoring Systems
Empirical Studies of Learning with AI Educational Systems
Agent-based Learning Environments
Architectures for AI-based Educational Systems
Gamification for Learning

AREA 3: LEARNING/TEACHING METHODOLOGIES AND ASSESSMENT
Tools to Assess Learning
Metrics and Performance Measurement
Project Based Learning and Engineering Education
Blended Learning
Educating the Educators
Game-based and Simulation-based Learning
Higher Order Thinking Skills
Immersive Learning
Flipped Classroom
Instructional Design
Mentoring and Tutoring

AREA 4: SOCIAL CONTEXT AND LEARNING ENVIRONMENTS
Assessment and Accreditation of Courses and Institutions
Teacher Evaluation
Theoretical Bases of e-Learning Environments
Social Computing for Learning and Knowledge Sharing
Computer-Supported Collaborative Learning
Community Building
Vocational Training
Course Design and e-Learning Curriculae
Distance and e-Learning in a Global Context
Active Learning
Constructivism and Social Constructivism
Lifelong Learning: Continuing Professional Training and Development

AREA 5: DOMAIN APPLICATIONS AND CASE STUDIES
Distance Learning Strategies
e-Learning in Developing Countries
e-Learning in Engineering Education
e-Learning Success Cases
Health Sector Applications
Intelligent Learning and Teaching Systems
Children’s Education using Computer Support and K12 Students

AREA 6: UBIQUITOUS LEARNING
Universal Design for Learning
Cloud-based Learning and Assessment
Context Dependent Learning
Distance Education
Mobile Learning (M-learning)
Smart Devices as Collaborative Learning Tools
Virtual Labs and Virtual Classrooms
Massive Open Online Courses

Regular Papers
Paper Submission: October 16, 2017
Authors Notification: December 15, 2017
Camera Ready and Registration: January 4, 2018

Position Papers
Paper Submission: November 22, 2017
Authors Notification: January 11, 2018
Camera Ready and Registration: January 24, 2018

+infos: http://www.csedu.org/

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