17º Curso de Qualidade no Ensino de Computação (CSBC 2016)

CQ 2016 – 17º Curso de Qualidade no Ensino de Computação
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – Porto Alegre/RS

http://www.csbc2016.com.br/

Chamada de relatos, propostas, casos e experiências de problemas e soluções de implementação de interdisciplinaridade na estrutura curricular do curso
————————————————————————————————————————————–DATAS IMPORTANTES (ÚLTIMA PRORROGAÇÃO)

· Submissão de trabalhos: 16 de maio de 2016.
· Notificação aos autores: 27 de maio de 2016.
· Submissão da versão final: 03 de junho de 2016.
· Realização do evento: 3 de julho de 2016.
APRESENTAÇÃO

O Curso de Qualidade no Ensino da Computação é um evento realizado pela Comissão de Educação da SBC e tem como finalidade principal propiciar a discussão com a comunidade acadêmica, representada principalmente pelos professores e coordenadores de curso da área de Computação, de temas relacionados a metodologias de ensino, projeto e avaliação de cursos, escopo de disciplinas e o processo de ensino e aprendizagem.
O XVII Curso de Qualidade (CQ 2016) será realizado no dia 3 de julho de 2016 como parte do no XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016) que ocorrerá na cidade de Porto Alegre – RS. A programação estabelecida para o evento possibilita que os participantes do CQ possam participar também do WEI (Workshop sobre Educação em Computação) e demais eventos satélites do CSBC 2016 e interagir por mais tempo e proporcionar maior integração do público interessado e atuante na Educação em Computação.
Nesta edição, visando congregar todos aqueles que buscam mais qualidade na Educação em Computação, o CQ 2016 terá um formato diferenciado. Além de cursos, oficina e painel com convidados, o CQ 2016 aceitará submissão de trabalhos sobre implementação de interdisciplinaridade na estrutura curricular do curso. Desta forma, o CQ abre espaço para a comunidade em geral (e não apenas aos palestrantes convidados) apresentar suas estratégias para a implementação de interdisciplinaridade nos currículos de cursos de ensino superior em Computação.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O CQ 2016 propõe um formato colaborativo de curso na qual os participantes contribuem no processo ensino-
aprendizagem. Esse processo começa agora com o convite à submissão de relatos, propostas, casos e experiências de problemas e soluções de implementação de interdisciplinaridade na estrutura curricular do curso.
Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o CQ 2016 com o objetivo de integrar a comunidade, compartilhando experiências e lições aprendidas. Desse modo, o CQ irá congregar os interessados e permitir que eles compartilhem suas experiências, seus casos, seus problemas, suas dificuldades e suas estratégias com a comunidade brasileira de educadores e pesquisadores em Computação. É também uma ótima oportunidade para se estabelecer cooperações entre os diferentes cursos do país e estimular a interação na implantação das soluções.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO

Os interessados em submeter relatos para o CQ 2016 devem produzir um arquivo no formato PDF com uma página de folha de rosto e quatro páginas do trabalho, no modelo da SBC (link) conforme as instruções a seguir.
· Folha de rosto. A página inicial do documento (a qual será utilizada apenas para avaliação do trabalho e não será publicada posteriormente) deverá conter:
o Título do trabalho.
o Breve biografia. Para cada autor e apresentador do relato, informar sua formação, experiência profissional e afiliação atual. Se existir, informar a URL da sua página profissional ou Currículo Lattes. Opcionalmente, informar possíveis experiências prévias como palestrante ou autor sobre o assunto.
o Audiência. Informar o público alvo com maior potencial de benefício da sua apresentação. Exemplos: coordenadores de curso, professores, estudantes, diretores de instituições e pesquisadores.
o Resumo executivo. Descrição do relato, caso, experiência ou proposta. Informar os benefícios e os conhecimentos principais que os participantes irão obter através deste trabalho. Incluir um sumário dos tópicos que são abordados.
· Texto. O texto deve seguir o modelo da SBC informando título, autores, e-mail, resumo, introdução e descrição do relato. Os textos têm limite de 4 (quatro) páginas.

A submissão de trabalhos será realizada por meio da plataforma JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/csbc_cq2016).

SELEÇÃO

A seleção dos trabalhos será realizada por uma Comissão Avaliadora composta pela Comissão de Educação e por revisores convidados.
A seleção levará em consideração os seguintes quesitos:
· Relevância, se o relato contribui para despertar a atenção sobre o tema de interdisciplinaridade, incluindo lições aprendidas e estratégias futuras;
· Replicação, se a proposta de solução (práticas) ou a metodologia de avaliação (relatos) da interdisciplinaridade que possam ser compartilhadas e aplicadas em outras instituições.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Os trabalhos selecionados pela Comissão Avaliadora serão apresentados no formato de pôster pelos autores.
O pôster deverá possuir o seguinte formato:
a) Medidas: 120 cm de altura e 90 cm de largura – Tipo Banner.
b) Título do pôster: letras em fontes de tamanho superior a 70 (para título); e igual ou superior a 20 (para texto).
c) Autores: mencionar abaixo do título à esquerda, os nomes completos dos autores, das respectivas instituições e da agência financiadora (se houver).
d) Corpo do pôster: deve conter objetivos, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências.
e) Obrigatório: os autores devem afixar cartões de apresentação contendo informações para que os interessados possam entrar em contato.
O pôster deverá ser disponibilizado à organização no período de credenciamento do evento.
A apresentação ocorrerá nos intervalos do Curso de Qualidade e os apresentadores terão à sua disposição espaço para colocar o pôster.
Caso necessite de outros recursos, indique-os em sua submissão.
Alguns autores de pôsteres poderão ser convidados a participar do painel sobre interdisciplinaridade do CQ 2016.

PUBLICAÇÃO

Pelo menos um autor de cada trabalho selecionado deverá fazer sua inscrição no CQ 2016 e no Congresso da SBC 2016 para participar do evento, apresentar seu trabalho e ter o seu trabalho publicado.
Se necessário, os apresentadores podem solicitar à organização do CQ 2016 carta-convite para apresentação do trabalho e participação no evento.
Os trabalhos selecionados serão publicados nos anais do Congresso da SBC 2016 e no website da Diretoria de Educação da SBC.

This entry was posted in events/conferences and tagged , . Bookmark the permalink.