eduArts: Revista comunicação e cultura

submissão de trabalhos para a edição especial da revista Comunicação e Sociedade (Qualis B1), cuja temática será Comunicação nos Videogames. Organizada por Emmanoel Ferreira
Deptº Estudos Culturais e Mídia ? Universidade Federal Fluminense, Nelson Zagalo, da Universidade do Minho, e Miguel Sicart, da IT University de Copenhagen. O prazo para envio de propostas/resumos (250 palavras) é 30 de junho. CfP completo abaixo.

Revista Comunicação e Sociedade
Chamada de trabalhos para a edição especial da revista Comunicação e Sociedade, nº 27, ISSN: 1645-2089, publicação do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho/Portugal, a ser publicada no primeiro semestre de 2015, cuja temática será:

Comunicação nos Videogames: Expressividade, Engajamento e Experiência
Editores: Nelson Zagalo, Miguel Sicart e Emmanoel Ferreira

Temos o prazer de anunciar a edição especial da Revista Comunicação e Sociedade dedicada aos estudos da comunicação em sua relação com a mídia videogame.

ESCOPO
Nos últimos quinze anos os videogames têm sido meticulosamente investigados a partir de uma miríade de pontos de vista acadêmicos ? psicologia, educação, antropologia, ciência da computação, economia, artes, etc. Nesta edição especial nosso objetivo é dar continuidade ao estudo desta mídia, tomando como foco, neste momento, as questões concernentes ao campo da comunicação.
Tal qual se passou com a literatura, a imprensa, a fotografia e o cinema, nos últimos anos os videogames têm sido utilizados como meio de comunicação e expressão em diversas áreas, entre elas: Publicidade (Advergames); Jornalismo (Newsgames); Comunicação Política (Serious Games e Political Games), entre outras. Neste ponto da história dos videogames acreditamos que devemos expor e discutir questões como: podem os videogames atuar como poderoso e eficaz meio de comunicação? Que novas possibilidades esta mídia em particular pode acrescentar ao amplo campo da comunicação? Existe alguma restrição no uso dos videogames como meio de comunicação, em relação a mídias mais antigas e já estabelecidas?

TÓPICOS
Convidamos os pesquisadores a submeter artigos dentro dos seguintes tópicos (mas não exclusivos a eles):
Comunicação nos Videogames
Criação e Expressão através dos Videogames
Expressão através do Jogo e da Narrativa
Comunicação e Interatividade
Design para Comunicação nos Videogames
Atributos do Engajamento nos Videogames
Experiência nos Videogames
Relações, Vínculos e Ligações
Mídia ou Arte nos Videogames
Expressão Procedimental nos Videogames
Cognição nos Processos Comunicativos e Expressivos nos Videogames
Videogames e as Materialidades da Mídia
Comunicação através dos Advergames
Newsgames como meio de comunicação
O papel dos Serious Games e Political Games na mídia

SUBMISSÃO
Autores devem primeiramente submeter uma proposta/resumo de até 250 palavras, a qual será avaliada como primeira parte do processo de seleção de trabalhos. Em seguida será requisitado aos autores a submissão do artigo completo, o qual passará pelo processo de avaliação por pares (peer-review). Artigos aprovados/completos deverão estar formatados de acordo de acordo com as normas de publicação do CECS.

Submissões, dúvidas ou questionamentos devem ser enviados para o e-mail: cecs@ics.uminho.pt ou diretamente para um dos editores. Deve-se colocar como assunto do e-mail ?nº 27?.

Os artigos poderão ser redigidos em Português ou Inglês
DATAS IMPORTANTES
Envio de proposta/resumo (250 palavras): 30 de junho de 2014
Notificação de aceite: 30 de julho de 2014
Submissão de artigo completo: 30 de novembro de 2014
Notificação de revisões a serem realizadas: 10 de janeiro de 2015
Camera Ready: 30 de janeiro de 2014
Publicação do artigo: primeiro semestre de 2015

This entry was posted in diário and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.