CFP – I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares (JEDI´2015)

CBIE/LACLO 2015 – I WORKSHOP DE JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS INTERDISCIPLINARES (JEDI)

Site do workshop: http://www.wjedi.net

Facebook: https://www.facebook.com/groups/1589093204675216/
* SOBRE O WORKSHOP *

A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é um dos pontos importantes nas Leis de Diretrizes e Bases, além de tema recorrente nos Planos Curriculares Nacionais (PCN). Jogos educativos, já de longa data, têm se revelado como objetos de aprendizagem bastante efetivos em diversos contextos de ensino/aprendizagem.

Processos como “gamificação” ou “ludificação” de conteúdos e aulas
oferecem novas oportunidades a alunos e professores para exploração
de conceitos, teorias e práticas, criando uma importante linha de pesquisa interdisciplinar.

Dentro deste contexto, o objetivo do I Workshop de Jogos Educativos
Digitais Interdisciplinares (JEDI) é formar um ambiente para atualização, discussão e aplicação de técnicas para tornar jogos educativos como objetos de aprendizagem efetivos para promoção mais ampla da interdisciplinaridade.

* TÓPICOS DE INTERESSE *

A lista abaixo apresenta alguns tópicos iniciais de interesse deste workshop. Porém, ela não é estritamente limitante quanto aos assuntos que podem ser tratados no contexto de jogos educativos digitais interdisciplinares.

Projeto e desenvolvimento de jogos educativos
Gamificação de conteúdos e aulas
Engines para jogos educativos
Storytelling para jogos educativos
Estilos de aprendizagem e jogos educativos
Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade em jogos educativos
Avaliação de jogos educativos
Avaliação de aprendizagem com jogos educativos
Ontologias para jogos educativos
Plataformas para jogos educativos
Trilhas em jogos educativos
Tutores inteligentes em jogos educativos
Jogos educativos em nuvem
Jogos educativos colaborativos
Sistemas de recompensa em jogos educativos
Adaptação baseada em grupo
User Experience
Serious Games
Social Games
Instrução via narrativa e storytelling
Colaboração, conflito e comportamento social em jogos educativos
Teorias motivacionais para aprendizado baseado em jogos educativos
NPCs como tutores
Inteligência Artificial e Computacional para jogos educativos
Perfis de jogadores

* FORMATO E SUBMISSÕES DE ARTIGOS *
O workshop receberá somente ARTIGOS COMPLETOS (10 páginas), em Português,
Inglês ou Espanhol, que contemplem pesquisas teóricas ou aplicadas
originais, formatados para BLIND REVIEW segundo o modelo vigente da SBC e
submetidos em PDF no endereço JEMS do evento
(*https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2305*). Os trabalhos
submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois componentes do comitê
avaliador do workshop.

* DATAS IMPORTANTES *
· Submissão de artigos: 12 de Julho
· Aceitação de artigos : 26 de Julho
· Versão final dos artigos : 03 de Agosto
* COMISSÃO ORGANIZADORA *
* Esteban Gonzalez Clua (UFF)
* Ismar Frango Silveira (MACKENZIE/UNICSUL)
* Luciano Silva (MACKENZIE)
* Pollyana Notargiacomo Mustaro (MACKENZIE)

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