iSys ? Revista Brasileira de Sistemas de Informação

*iSys ? Revista Brasileira de Sistemas de Informação*

*Edição Especial: Inovação em Sistemas de Informação*

*CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS*
A iSys ? Revista Brasileira de Sistemas de Informação (www.seer.unirio.br/index.php/isys) lança chamada para submissão de trabalhos para sua edição especial sobre *Inovação em Sistemas de Informação.* Convidamos a todos os envolvidos com atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e gestão da inovação na área de Sistemas de
Informação a submeter seus trabalhos a esta edição especial dento do contexto ?Inovação em Sistemas de Informação: metodologias, práticas e resultados?.

*Inovação em Sistemas de Informação: metodologias, práticas e resultados*
A inovação tem sido discutida como um dos desafios científicos, econômicos e sociais fundamentais para a sustentabilidade e competitividade nacionais e global. Políticas públicas, estratégias industriais e organizacionais, e
a dinâmica cultural e social colocam a inovação tecnológica como a chave para abordar a complexidade e globalidade dos grandes problemas atuais. Sistemas de Informação, como vetores em potencial para a solução destes
problemas, tornam-se um dos focos prioritários das estratégias de inovação ao redor do globo.

Por sua natureza inventiva, sua dependência da gestão de conhecimento científico, sua concretização somente pela prática, e seus impactos econômicos e sociais, a inovação exige um esforço de construção de novos modelos mentais e processos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, transferência mútua de conhecimento e relações de propriedade a serem apropriados por seus agentes principais.

Esta edição especial da iSys visa a oferecer um espaço específico para discussão de temas relevantes referentes aos processos de inovação na área de Sistemas de Informação, aproximando, pesquisadores, profissionais, empresários, gestores de políticas públicas e demais interessados no assunto.

São esperados artigos que apresentem novas contribuições para o entendimento de todos os aspectos que envolvem os processos de inovação na área de Sistemas de Informação. São esperados também relatos de experiência
na consecução destes processos na área, bem como novas visões conceituais e metodológicas a respeito da inovação em Sistemas de Informação.

*Tópicos de interesse*
Nesta chamada são convidadas contribuições originais na área de Inovação em Sistemas de Informação, contemplando novas metodologias, resultados de experiências e visões de tendências, as quais incluem os tópicos a seguir, porém não limitados a esses:
– Conceitos, ontologias e fundamentos de inovação em SI
– Políticas de inovação em SI
– Competitividade e liderança em inovação em SI
– SI, Sustentabilidade e Inovação
– Empreendedorismo em SI
– Análise de mercado em SI
– Estratégias para inovação, incubação e transferência tecnológica em SI
– Spin-ins, Spin-offs e Startups em SI
– Modelos de negócio, aceleradoras e financiamento à inovação em SI
– SI e Inovação Social
– Processos de Inovação Tecnológica em SI
– Metodologias de pesquisa para inovação em SI
– Design Science Research em SI
– Design Thinking em SI
– Propriedade Intelectual em SI
– Prospecção Tecnológica em SI
– Engenharia do Intangível e Engenharia de Patentes em SI
– Indicadores e avaliação da inovação em SI

*Datas Importantes*
Datas Importantes: Submissão: *18/07/2016*
Divulgação dos resultados da 1ª avaliação: *19/09/2016*
Submissão da versão final corrigida pelos autores: *17/10/2016*
Divulgação dos resultados da 2ª avaliação: *21/11/2016*
Data publicação: *dezembro/2016*

*Diretrizes para os autores*
As submissões devem ser realizadas de forma online no site da revista –
www.seer.unirio.br/index.php/isys.

As informações sobre condições e formatos de submissão, assim como declaração de direitos autorais e política de privacidade podem ser encontrados em:
http://seer.unirio.br/index.php/isys/about/submissions#authorGuidelines

*Importante:* No formulário de submissão da revista, selecione a Seção: ?ARTIGO DE EDIÇÃO ESPECIAL? ****e**** mencione no campo ?COMENTÁRIOS AO EDITOR? que o artigo está sendo submetido para a ?EDIÇÃO ESPECIAL INOVAÇÃO EM SI?.

This entry was posted in events/conferences and tagged . Bookmark the permalink.